Bangkok, Tailândia, 19 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Thai Rath – Tailândia e Filipinas concordaram em explorar uma parceria na indústria de defesa em meio à crescente agressão chinesa no Mar do Sul da China. O anúncio foi feito durante a primeira visita oficial do Secretário de Relações Exteriores das Filipinas, Enrique Manalo, à Tailândia na sexta-feira (11).
Durante as conversações com seu homólogo tailandês, Maris Sangiampongsa, os países assinaram um memorando de entendimento sobre Cooperação em Logística e Indústria de Defesa. Esta iniciativa surge em um momento em que Manila busca fortalecer suas capacidades militares e focar na defesa externa, em resposta à crescente pressão da China no Mar do Sul da China.
O Ministro das Relações Exteriores da Tailândia, Maris Sangiampongsa, declarou: “A Tailândia reafirmou nosso apoio à resolução pacífica através do diálogo e da diplomacia, e expressou nossa disposição em trabalhar com todas as partes relevantes para manter a paz e a estabilidade.”
Além da cooperação em defesa, os dois ministros concordaram em intensificar a coordenação para ajudar a ASEAN a trazer paz e estabilidade a Myanmar. As questões do Mar do Sul da China e de Myanmar dominaram as discussões na semana passada durante as Cúpulas da ASEAN e do Leste Asiático no Laos.
Este acordo marca um passo significativo na cooperação regional de defesa e reflete a crescente preocupação dos países do Sudeste Asiático com a assertividade chinesa na região. As Filipinas sediarão as reuniões anuais da ASEAN em 2026, o que poderá oferecer uma plataforma adicional para fortalecer essas parcerias de defesa.
- Príncipe e Princesa Herdeiros do Japão partem para Turquia - 3 de dezembro de 2024 2:47 pm
- Possível projétil de artilharia encontrado em Matsuyama - 3 de dezembro de 2024 1:41 pm
- Hezbollah ataca posição israelense, alegando violações - 3 de dezembro de 2024 1:15 pm