6.5 C
Kóka
quarta-feira, 16 outubro, 2024 9:26: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Rússia protesta contra exercício militar Japão-EUA

Japão rebate críticas e expressa preocupação com atividades russas.

Tóquio, Japão, 13 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A Rússia apresentou um protesto formal contra um exercício militar conjunto em larga escala que as Forças de Autodefesa do Japão e os militares dos Estados Unidos realizarão ainda este mês. O Japão, por sua vez, rejeitou a queixa, citando preocupações com o aumento das atividades militares russas nas áreas circundantes.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia registrou o protesto junto à embaixada japonesa em Moscou na sexta-feira (11). O exercício Keen Sword está programado para ocorrer em todo o Japão de 23 de outubro a 1º de novembro.

A crítica russa focou na expansão anual do exercício e na participação de países membros da OTAN que não pertencem à região, além dos Estados Unidos. Moscou expressou cautela especialmente em relação às manobras a serem realizadas em Hokkaido, próximo à fronteira com a Rússia.

Em resposta, a embaixada japonesa declarou na sexta-feira (11) que o protesto é “totalmente inaceitável” e manifestou preocupações com o aumento das atividades militares russas ao redor do Japão. Tóquio instou a Rússia a prevenir a recorrência de violações do espaço aéreo japonês, como a ocorrida no mês passado perto da ilha de Rebun, em Hokkaido, por um avião de patrulha russo.

O Japão também expressou sérias preocupações sobre as ações conjuntas das forças chinesas e russas nas proximidades do país. Este incidente destaca as crescentes tensões geopolíticas na região do Pacífico, com o Japão buscando fortalecer sua postura defensiva em colaboração com os Estados Unidos, enquanto a Rússia e a China intensificam suas atividades militares na área.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img