Moscou, Rússia, 5 de outubro de 2024 – Agência de Notícias TASS – O Ministério das Relações Exteriores da Rússia planeja remover o Talibã de sua lista de organizações terroristas. O grupo islâmico, que efetivamente controla o Afeganistão, foi adicionado à lista em 2003.
Zamir Kabulov, enviado especial do presidente russo para o Afeganistão, declarou na sexta-feira (3) que espera que uma decisão final seja anunciada em um futuro muito próximo.
O ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, reuniu-se com seu homólogo afegão, Amir Khan Muttaqi, na sexta-feira (3) durante uma conferência em Moscou. Lavrov afirmou: “Estamos convencidos da necessidade de manter um diálogo pragmático com o atual governo afegão”.
O chanceler russo enfatizou que a cooperação construtiva com parceiros afegãos é do interesse da segurança regional e do desenvolvimento econômico. Lavrov também instou os países ocidentais a reconhecerem sua responsabilidade pela reconstrução do Afeganistão, levantarem sanções e devolverem os ativos de Cabul.
Esta mudança na postura russa em relação ao Talibã reflete uma abordagem mais pragmática da diplomacia de Moscou no cenário geopolítico da Ásia Central. A decisão pode ter implicações significativas para as relações regionais e para os esforços internacionais de estabilização do Afeganistão.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm