Moscou, Rússia, 22 de outubro de 2024 – Agência de Notícias TASS – O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, declarou nesta segunda-feira (21) que a cooperação da Rússia com a Coreia do Norte não é direcionada contra terceiros países, em meio a especulações sobre o possível envio de tropas norte-coreanas para o conflito na Ucrânia.
Peskov afirmou que a cooperação bilateral não deve causar preocupações e que os dois países continuarão a desenvolver suas relações. O porta-voz evitou comentar diretamente sobre a alegada presença de soldados norte-coreanos na Rússia, dizendo apenas que há “muitas informações conflitantes” sobre o assunto.
Na sexta-feira (18), o Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul informou que cerca de 1.500 soldados das forças especiais norte-coreanas foram enviados para o Extremo Oriente russo este mês, possivelmente para serem deslocados para a frente de batalha na Ucrânia. No entanto, o Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse não poder confirmar esses relatos.
Em resposta às alegações, o vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Kim Hong-kyun, convocou o embaixador russo em Seul, Georgy Zinoviev, instando que tropas norte-coreanas não sejam enviadas à Ucrânia.
A Coreia do Sul e os Estados Unidos permanecem em alerta para movimentações da Rússia e da Coreia do Norte, enquanto a comunidade internacional observa atentamente o desenvolvimento dessa cooperação militar e suas possíveis implicações para o conflito na Ucrânia.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm