Kazan, Rússia, 23 de outubro de 2024 – Agência de Notícias NHK – Líderes de economias emergentes se reuniram na Rússia para a cúpula do bloco conhecido como BRICS, com muitos participando pela primeira vez. O encontro de três dias teve início nesta terça-feira (22) na cidade de Kazan, no centro da Rússia.
Além dos membros originais – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – o grupo agora inclui Irã, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos, marcando uma significativa expansão do bloco.
O presidente russo Vladimir Putin realizou conversas bilaterais com seus homólogos, incluindo o presidente chinês Xi Jinping. Putin referiu-se a Xi como seu “querido amigo” e enfatizou a importância dos esforços conjuntos dentro do BRICS.
“Pretendemos continuar aumentando a coordenação em todas as plataformas multilaterais para garantir a segurança global e uma ordem mundial justa”, declarou Putin.
Xi, por sua vez, afirmou: “O mecanismo de cooperação do BRICS é atualmente a plataforma mais importante para a solidariedade e cooperação entre mercados emergentes, economias e países em desenvolvimento.”
Um porta-voz do governo russo informou que os líderes dedicaram tempo para discutir a guerra na Ucrânia. Putin abordou o conflito em uma reunião com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi.
Modi expressou sua crença de que o conflito “deve ser resolvido pacificamente”, acrescentando: “Em todos os nossos esforços, damos prioridade à humanidade, e estamos prontos para fornecer qualquer assistência possível no futuro.”
A cúpula do BRICS destaca-se como uma oportunidade para Putin demonstrar o apoio internacional à Rússia, em meio às tensões com o Ocidente, e para fortalecer laços econômicos e políticos entre as economias emergentes.
- Príncipe e Princesa Herdeiros do Japão partem para Turquia - 3 de dezembro de 2024 2:47 pm
- Possível projétil de artilharia encontrado em Matsuyama - 3 de dezembro de 2024 1:41 pm
- Hezbollah ataca posição israelense, alegando violações - 3 de dezembro de 2024 1:15 pm