Moscou, Rússia, 26 de outubro de 2024 – Agência de Notícias TASS – O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira (22) não ter dúvidas sobre o comprometimento da Coreia do Norte com o tratado bilateral que inclui assistência militar mútua em caso de ataque. As declarações foram feitas durante uma coletiva de imprensa em Moscou.
No mesmo dia, a Duma Estatal, câmara baixa do parlamento russo, aprovou o tratado de parceria estratégica abrangente. Espera-se que a câmara alta siga o mesmo caminho. Putin assinou o acordo com o líder norte-coreano Kim Jong Un durante sua visita à Coreia do Norte em junho.
O Artigo 4 do tratado estipula que, se qualquer uma das partes for invadida e colocada em estado de guerra, a outra empregará todos os meios à sua disposição para fornecer assistência militar e de outra natureza, sem demora.
Em entrevista a uma emissora estatal após a coletiva, Putin comentou sobre a cooperação militar bilateral: “Quando tivermos que decidir algo, certamente decidiremos”. No entanto, não forneceu mais detalhes.
A Ucrânia anunciou que algumas tropas norte-coreanas já chegaram ao oeste da Rússia, aumentando as preocupações da comunidade internacional sobre as implicações desta aliança militar entre Moscou e Pyongyang.
- Exército israelense realiza ataques aéreos em aeroporto do Iémen - 27 de dezembro de 2024 1:10 pm
- Previsão de nevasca intensa em áreas montanhosas no Japão - 27 de dezembro de 2024 1:05 pm
- Oposição da Coreia do Sul pede impeachment do primeiro-ministro Han - 27 de dezembro de 2024 12:48 pm