Tóquio, Japão, 8 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O presidente de Taiwan, Lai Ching-te, declarou ser “impossível” que a República Popular da China se torne a pátria-mãe do povo taiwanês, reafirmando sua visão de que Taiwan é uma entidade distinta da China. A declaração foi feita durante um evento no sábado (5) que antecede o Dia da Dupla Dezena, considerado o dia nacional de Taiwan.
Lai destacou que, enquanto a República Popular da China celebrou seu 75º aniversário em 1º de outubro, a República da China (nome oficial de Taiwan) completará 113 anos em breve. “Em termos de idade, é absolutamente impossível que a República Popular da China seja considerada a pátria-mãe do povo da República da China”, enfatizou o presidente.
O líder taiwanês chegou a sugerir que Taiwan poderia ser considerada a pátria-mãe dos chineses com mais de 75 anos, em uma clara provocação a Pequim. Esta declaração reforça a posição de Lai, que desde sua posse em maio tem mantido uma postura firme em relação à independência de Taiwan.
A China, que considera Taiwan parte de seu território, vê Lai como um separatista. Pequim insiste no princípio de “uma só China” como pré-requisito para qualquer diálogo com Taiwan. Apesar das tensões, Lai afirmou em seu discurso de posse que manterá o status quo nas relações com a China, enfatizando que Taiwan e Pequim “não são subordinados um ao outro”.
Esta declaração ocorre em um momento de crescentes tensões no Estreito de Taiwan, com implicações geopolíticas significativas para a região e para as relações entre China e Estados Unidos.
- Fabricantes japonesas lançarão motos elétricas na Índia - 5 de fevereiro de 2025 4:56 am
- Netanyahu e Trump discutem cessar-fogo permanente em Gaza - 5 de fevereiro de 2025 4:47 am
- Justiça do Japão mantém pena suspensa para ex-executivo da Nissan - 5 de fevereiro de 2025 4:36 am