Tóquio, Japão, 19 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A polícia de Tóquio prendeu quatro cidadãos tailandeses suspeitos de roubar cabos de cobre de uma usina de energia solar nos arredores da capital japonesa. Os suspeitos teriam furtado cerca de 840 metros de cabos da instalação na cidade de Hinode em maio deste ano, com valor estimado em 1,9 milhão de ienes (aproximadamente 12.900 dólares).
Entre os detidos está um jovem de 24 anos, residente da cidade de Chikusei na prefeitura de Ibaraki, ao norte de Tóquio, suspeito de liderar o grupo. Utilizando um aplicativo de mapeamento, ele teria identificado o alvo e instruído os outros três a cortar e roubar os cabos, que posteriormente foram vendidos.
Os suspeitos informaram à polícia que o líder recebia cerca de 100.000 ienes (670 dólares) por operação, enquanto os executores ganhavam metade desse valor. O dinheiro era usado para despesas pessoais ou enviado para seu país de origem.
As autoridades acreditam que o grupo criminoso tenha realizado furtos semelhantes em Tóquio e outras sete prefeituras pelo menos 60 vezes, com prejuízos estimados em mais de 100 milhões de ienes (cerca de 670.000 dólares).
Este caso destaca a crescente preocupação com a segurança das instalações de energia renovável no Japão e a necessidade de medidas mais rigorosas para proteger infraestruturas críticas.
- Evento beneficente em Nisshin reúne solidariedade e apoio - 23 de dezembro de 2024 6:27 am
- Protestos em Okinawa pedem que exército dos EUA se desculpem por crimes sexuais - 23 de dezembro de 2024 5:17 am
- Síria nomeia novos ministros das Relações Exteriores e Defesa - 23 de dezembro de 2024 5:12 am