6 C
Kóka
sábado, 21 dezembro, 2024 9:15: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Pesquisa revela expectativas de gênero na educação japonesa

Pais têm esperanças diferentes para filhos e filhas no Japão.

Tóquio, Japão, 6 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Uma pesquisa japonesa revelou que os pais têm expectativas diferentes para o futuro acadêmico e profissional de seus filhos, dependendo do gênero. O estudo, conduzido em agosto pela Benesse Corporation e uma organização sem fins lucrativos de Tóquio, contou com mais de 1.800 pais de estudantes do ensino médio em todo o Japão.

Os resultados mostram que 49% dos pais de primogênitas desejam que elas permaneçam em suas cidades natais para frequentar a faculdade, em comparação com 39% dos pais de primogênitos. Quanto às expectativas salariais, 80% dos pais de primogênitos esperam que eles ganhem mais de 6 milhões de ienes por ano, contra 52% para as primogênitas.

O professor associado Shinya Teramachi, da Universidade Municipal de Miyazaki, especialista em questões de gênero na educação, alerta que essas expectativas estereotipadas podem causar um senso de estagnação nos estudantes. Ele destaca que as alunas são frequentemente forçadas a considerar casamento e maternidade ao planejar seus estudos universitários, enfrentando mais obstáculos relacionados à divisão de trabalho por gênero.

Teramachi enfatiza a importância de construir uma sociedade onde ambos os gêneros tenham liberdade para aprender e fazer suas próprias escolhas, sem serem limitados por expectativas baseadas em estereótipos de gênero.

Esta pesquisa lança luz sobre os desafios persistentes na busca pela igualdade de gênero no sistema educacional japonês, ressaltando a necessidade de mudanças culturais e institucionais para promover oportunidades equitativas para todos os estudantes.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img