Bruxelas, Bélgica, 29 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Reuters – O novo secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, confirmou nesta segunda-feira (28) que tropas norte-coreanas foram enviadas para o oeste da Rússia, especificamente para a região de Kursk, que tem sido alvo de ataques ucranianos. Rutte afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, não consegue sustentar sua ofensiva contra a Ucrânia sem ajuda externa.
Uma delegação sul-coreana informou o Conselho do Atlântico Norte, órgão decisório da OTAN, e representantes dos parceiros indo-pacíficos Japão, Austrália e Nova Zelândia sobre o desdobramento. “A crescente cooperação militar entre Rússia e Coreia do Norte é uma ameaça tanto para a segurança indo-pacífica quanto euro-atlântica”, declarou Rutte. “Isso mina a paz na península coreana e alimenta a guerra russa contra a Ucrânia.”
O secretário-geral classificou o envio de tropas como “uma expansão perigosa” do conflito e exigiu que Rússia e Coreia do Norte “cessem essas ações imediatamente”.
A agência de inteligência de defesa da Ucrânia divulgou o que alega ser uma comunicação de rádio interceptada, sugerindo que oficiais russos estão usando caminhões privados para transportar soldados norte-coreanos para as linhas de frente.
Sabrina Singh, porta-voz do Pentágono, expressou preocupação crescente de que essas tropas sejam usadas em combate. Ela afirmou que as forças ucranianas não enfrentariam novas restrições no uso de armas americanas contra soldados norte-coreanos, caso estes entrem na luta.
Esta escalada na cooperação militar entre Rússia e Coreia do Norte representa uma nova dimensão no conflito ucraniano, levantando preocupações sobre a estabilidade regional e global.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am