Naha, Okinawa, Japão, 28 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Uma aeronave de transporte Osprey das Forças de Autodefesa Terrestre do Japão sofreu danos durante uma tentativa frustrada de decolagem no acampamento das GSDF na província de Okinawa. O incidente ocorreu por volta das 11h40 deste domingo (27) no Campo Yonaguni, na ilha mais ocidental do Japão.
Segundo o Ministério da Defesa, a aeronave de rotor basculante perdeu o equilíbrio e oscilou de um lado para o outro durante a tentativa de decolagem. Como resultado, a abertura de saída de ar do motor esquerdo entrou em contato com o solo, causando danos ao redor da abertura.
O ministério informou que 16 pessoas, incluindo pessoal das GSDF, estavam a bordo da aeronave no momento do incidente, mas ninguém ficou ferido. O Osprey estava programado para decolar do acampamento em uma missão de treinamento para transportar pessoas feridas, como parte do exercício conjunto de campo com as forças dos EUA que teve início na quarta-feira (23).
Em resposta ao incidente, as Forças de Autodefesa Terrestre suspenderam temporariamente as operações de todas as suas 17 aeronaves Osprey e estabeleceram um painel investigativo para examinar os danos e possíveis causas. A força acredita que este seja o primeiro caso de danos a um Osprey desde que começou a introduzir o avião de transporte em 2020.
Este incidente levanta questões sobre a segurança e confiabilidade dos Ospreys, que têm sido objeto de preocupação tanto no Japão quanto internacionalmente devido a acidentes anteriores. As autoridades japonesas estão empenhadas em conduzir uma investigação minuciosa para garantir a segurança contínua das operações dessas aeronaves versáteis, mas controversas.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am