Bruxelas, Bélgica, 25 de outubro de 2024 – Agência de Notícias EFE – O Parlamento Europeu anunciou nesta quinta-feira (23) a concessão do Prêmio Sakharov de Direitos Humanos aos líderes da oposição venezuelana Edmundo González e María Corina Machado. A premiação reconhece a luta dos dois políticos pela democracia na Venezuela.
González foi candidato da oposição nas eleições presidenciais de julho deste ano, contestando o resultado oficial que deu vitória ao atual presidente Nicolás Maduro. Acusado de incitação pelo governo, González foi forçado a deixar o país e atualmente está exilado na Espanha.
Já María Corina Machado, que pretendia concorrer como candidata da oposição, foi impedida de participar das eleições por decisão do Supremo Tribunal. Apesar disso, ela continua suas atividades políticas dentro da Venezuela.
A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, elogiou os premiados, afirmando que “Edmundo e María defenderam corajosamente os valores que milhões de venezuelanos e o Parlamento Europeu consideram tão caros: justiça, democracia e Estado de direito”.
O Prêmio Sakharov é concedido anualmente a indivíduos e grupos que se destacam na defesa dos direitos humanos. Leva o nome do físico soviético e laureado com o Nobel da Paz, Andrei Sakharov
Esta premiação reafirma o apoio da União Europeia à oposição venezuelana e destaca a preocupação internacional com a situação política no país sul-americano. A cerimônia de entrega do prêmio está prevista para dezembro em Estrasburgo, França.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm