Nanao, Japão, 23 de outubro de 2024 – Agência de Notícias NHK – Um ônibus convertido em seção eleitoral móvel está percorrendo acomodações temporárias na região central do Japão, afetada por desastres naturais, para permitir que os residentes votem antecipadamente nas eleições gerais.
A votação antecipada teve início na quarta-feira (16) para as eleições da Câmara Baixa e na segunda-feira (21) para a eleição do prefeito na cidade de Nanao, na província de Ishikawa. Urnas foram instaladas no ônibus para a conveniência das pessoas que vivem em instalações de moradia temporária, distantes dos locais de votação convencionais.
Na terça-feira (22), o ônibus chegou à cidade de Kojima, onde residem cerca de 200 pessoas. Os moradores embarcaram no veículo um após o outro para depositar seus votos. Espera-se que o veículo visite quatro instalações de moradia temporária entre terça e quarta-feira.
Uma senhora de 76 anos expressou sua gratidão pela iniciativa, afirmando que ficou feliz por poder votar, já que o centro comunitário que seria usado como seção eleitoral fica longe e ela não acreditava que conseguiria ir até lá.
Esta medida inovadora demonstra o compromisso das autoridades japonesas em garantir a participação democrática, mesmo em circunstâncias desafiadoras pós-desastre, assegurando que todos os cidadãos tenham a oportunidade de exercer seu direito ao voto.
- Ex-CEO da Olympus é condenado por posse de drogas ilegais - 28 de dezembro de 2024 4:06 am
- Tropas norte-coreanas enfrentam escassez de água na Rússia - 28 de dezembro de 2024 4:03 am
- Ex-primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, morre aos 92 anos - 28 de dezembro de 2024 3:59 am