2.6 C
Kóka
domingo, 22 dezembro, 2024 7:11: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

OMI busca acordo global para descarbonizar navegação até 2050

Secretário-geral espera novas regras para reduzir emissões.

Tóquio, Japão, 17 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O Secretário-Geral da Organização Marítima Internacional (OMI), Arsenio Dominguez, expressou à NHK sua esperança de que os membros da organização cheguem a um acordo em abril de 2025 sobre novas regras para promover esforços rumo a emissões líquidas zero de gases de efeito estufa na navegação marítima até 2050.

A OMI, agência especializada da ONU responsável pela segurança da navegação e prevenção da poluição marinha e atmosférica por navios, adotou no ano passado uma estratégia para alcançar emissões líquidas zero no setor marítimo por volta de 2050.

Atualmente, o comitê da organização debate a introdução de um padrão para regular o uso de petróleo e outros tipos de combustíveis responsáveis por altas emissões de gases de efeito estufa, além de uma nova regra para impor taxas sobre emissões de acordo com sua magnitude. Combustíveis alternativos, como os que utilizam hidrogênio e amônia, são considerados cruciais para o futuro da navegação.

Dominguez afirmou que o comitê está trabalhando para alcançar um acordo sobre regulamentações aplicáveis a todos os 176 estados membros da OMI. Ele espera que o acordo seja firmado na próxima sessão do comitê, agendada para abril do próximo ano.

O secretário-geral descreveu o Japão como uma grande nação construtora e proprietária de navios, que sabe como fornecer tecnologia para esse processo. Dominguez expressou seu desejo de ver como o Japão pode contribuir ainda mais para a descarbonização do setor marítimo global.

Esta iniciativa da OMI representa um passo significativo nos esforços globais para combater as mudanças climáticas, destacando o papel crucial do setor de navegação na redução das emissões de gases de efeito estufa em escala mundial.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img