Tóquio, Japão, 3 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O novo primeiro-ministro do Japão, Ishiba Shigeru, realizou sua primeira conversa telefônica com o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol nesta quarta-feira (2), um dia após assumir o cargo. Durante a ligação de 15 minutos, os líderes concordaram em manter uma comunicação próxima entre seus governos, incluindo a retomada da diplomacia de intercâmbio, visando tornar as atuais boas relações bilaterais sustentáveis a longo prazo.
Ishiba enfatizou a importância da cooperação estreita entre os dois países e expressou seu desejo de trabalhar em conjunto com Yoon para desenvolver ainda mais as relações bilaterais. Por sua vez, o presidente sul-coreano congratulou Ishiba por sua posse e manifestou suas expectativas de colaboração próxima para fortalecer os laços entre as nações.
Os líderes também concordaram em intensificar a colaboração bilateral e trilateral com os Estados Unidos para lidar com questões regionais, incluindo os programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte. Além disso, confirmaram que suas administrações manterão uma comunicação próxima, considerando que Japão e Coreia do Sul celebrarão o 60º aniversário da normalização de suas relações diplomáticas no próximo ano.
Após a ligação, Ishiba declarou aos repórteres que as relações Tóquio-Seul avançaram notavelmente durante o governo de seu antecessor, Kishida Fumio, e do presidente Yoon, assim como a cooperação trilateral com os EUA. Ele ressaltou que esses desenvolvimentos contribuíram significativamente para a paz e estabilidade na região.
O novo premiê japonês afirmou ter comunicado ao presidente Yoon seu desejo de construir sobre esse legado e aprimorar ainda mais a colaboração bilateral e trilateral, sinalizando uma continuidade na política externa japonesa em relação à Coreia do Sul e reforçando o compromisso com a estabilidade regional.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm