Estocolmo, Suécia, 10 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A Real Academia Sueca de Ciências anunciou hoje os vencedores do Prêmio Nobel de Química de 2024, reconhecendo três pesquisadores por suas contribuições revolucionárias no campo das estruturas proteicas.
O Professor David Baker, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, foi premiado por seu trabalho em design computacional de proteínas. Já Demis Hassabis e John Jumper, da Google DeepMind no Reino Unido, foram laureados por seus avanços na previsão de estruturas proteicas.
Baker, desde 2003, tem se destacado na criação de novos tipos de proteínas, com aplicações potenciais em fármacos, vacinas e nanomateriais. Por sua vez, Hassabis e Jumper apresentaram em 2020 o AlphaFold2, um modelo de inteligência artificial capaz de prever estruturas proteicas complexas. Esta ferramenta já foi utilizada por mais de dois milhões de pessoas em 190 países, auxiliando em estudos sobre resistência a antibióticos e decomposição de plásticos.
O Comitê do Nobel de Química enfatizou que as descobertas do trio abrem uma nova era na pesquisa bioquímica e biológica. “Estas descobertas têm um potencial enorme”, declarou Heiner Linke, presidente do comitê.
A premiação deste ano destaca a crescente importância da inteligência artificial e da computação avançada na pesquisa científica, especialmente no campo da bioquímica. As aplicações práticas dessas descobertas prometem impactar diversas áreas, desde o desenvolvimento de novos medicamentos até soluções para desafios ambientais.
O anúncio do Prêmio Nobel de Literatura está previsto para quinta-feira (10), seguido pelo Prêmio Nobel da Paz na sexta-feira (11), concluindo a semana de premiações Nobel de 2024.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm