Tóquio, Japão, 8 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O novo ministro da Indústria do Japão, Muto Yoji, instou a Tokyo Electric Power Company Holdings (TEPCO) a abordar o descomissionamento da usina nuclear de Fukushima com senso de urgência durante uma visita ao local. Muto foi informado sobre o processo de remoção dos detritos de combustível, considerado o estágio mais desafiador do descomissionamento.
A TEPCO iniciou tentativas de remoção de detritos do reator nº 2 no mês passado, mas o trabalho foi suspenso devido a problemas nas câmeras acopladas ao dispositivo de recuperação. Em conversa com o presidente da TEPCO, Kobayakawa Tomoaki, Muto reconheceu a dificuldade sem precedentes da operação.
“Gostaríamos que as pessoas da TEPCO tomassem as medidas adequadas para um descomissionamento seguro e completo, sob sua própria responsabilidade, e garantissem evitar causar preocupações entre as comunidades locais, bem como em todo o Japão e no exterior”, declarou Muto.
O ministro enfatizou que todos os membros do governo estão determinados a fazer o possível para ajudar na revitalização de Fukushima. Esta visita e as declarações de Muto refletem a contínua preocupação do governo japonês com o progresso e a segurança das operações de descomissionamento, mais de uma década após o desastre nuclear de 2011.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm