Moscou, Rússia, 30 de outubro de 2024 – Agência de Notícias TASS – A ministra das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Choe Son Hui, deve chegar a Moscou nesta quarta-feira (30) para uma série de conversações diplomáticas, segundo informações da mídia russa. A visita, que se inicia após uma passagem por Vladivostok, no Extremo Oriente russo, tem como objetivo principal discutir uma possível visita do líder norte-coreano, Kim Jong Un, à Rússia ainda este ano.
O jornal oficial do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, Rodong Sinmun, confirmou que Choe partiu de Pyongyang na segunda-feira (28). Embora as fontes russas não tenham revelado quem se encontrará com a ministra norte-coreana, oficiais russos indicaram à emissora japonesa NHK que as discussões devem focar nos preparativos para a visita de Kim.
Além da potencial visita de Kim, a agenda deve incluir tópicos sensíveis como o envio de soldados norte-coreanos para a Rússia, um assunto que tem gerado preocupações internacionais. As conversações também devem abordar o fortalecimento dos laços de cooperação entre os dois países, seguindo a assinatura de um tratado de parceria estratégica abrangente que inclui suporte militar mútuo em caso de contingências.
A visita de Choe ocorre em um momento de crescente aproximação entre Pyongyang e Moscou. No mês passado, durante uma conferência internacional na Rússia, a ministra norte-coreana expressou confiança na vitória russa na invasão da Ucrânia, sinalizando um alinhamento cada vez maior entre os dois países em questões geopolíticas.
Esta visita diplomática ressalta a intensificação das relações entre Coreia do Norte e Rússia, levantando questões sobre o impacto dessa aliança no equilíbrio de poder regional e global.
- Tubarão-baleia encontrado morto após ser solto no Japão - 7 de novembro de 2024 10:03 am
- Erupção de vulcão em Indonésia deixa ao menos 9 mortos - 7 de novembro de 2024 9:58 am
- Malásia e China concordam em fortalecer relações bilaterais - 7 de novembro de 2024 8:12 am