17 C
Kóka
sábado, 19 abril, 2025 8:28: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Koizumi renuncia após derrota do LDP nas eleições japonesas

Estrategista assume responsabilidade pelo revés do partido.

Tóquio, Japão, 29 de outubro de 2024 – Agência de Notícias NHK – Koizumi Shinjiro, responsável pela estratégia eleitoral do Partido Liberal Democrático (Liberal Democratic Party – LDP) do Japão, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (28) após a significativa derrota do partido nas eleições para a Câmara Baixa realizadas no domingo (27).

Em entrevista coletiva, Koizumi informou que o presidente do LDP e primeiro-ministro Ishiba Shigeru aceitou sua renúncia como presidente do Comitê de Estratégia Eleitoral. O LDP manteve 191 cadeiras na eleição, mas perdeu 56 que detinha anteriormente.

“Os executivos do partido devem assumir a responsabilidade por não atingirmos nossa meta eleitoral, e como presidente do comitê, devo assumir toda a culpa”, declarou Koizumi. Ele também atribuiu o resultado à falha do LDP em resolver o escândalo de fundos políticos antes da eleição e em conquistar a compreensão do público sobre a questão.

Koizumi interpretou o resultado como um veredicto dos eleitores de que o LDP precisa mudar. “O partido precisa fazer uma autorreflexão e um novo começo. Desempenharei um papel na implementação de reformas dentro do partido”, afirmou.

O político, filho do ex-primeiro-ministro Koizumi Junichiro, foi um dos nove candidatos na eleição para a liderança do LDP no mês passado, terminando em terceiro lugar. Ishiba, vencedor da disputa, o nomeou para liderar a campanha eleitoral.

Esta renúncia marca um momento crítico para o LDP, que enfrenta agora o desafio de se reformar e recuperar a confiança dos eleitores após uma das derrotas mais significativas em sua história recente.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img