Pyongyang, Coreia do Norte, 2 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Central Coreana (KCNA) – O ditador norte-coreano Kim Jong Un enviou uma mensagem de congratulações ao presidente chinês Xi Jinping pelo 75º aniversário da fundação da República Popular da China. A informação foi divulgada nesta terça-feira (1) pelo jornal Rodong Sinmun, órgão oficial do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte.
Na mensagem, Kim enfatizou que é uma “posição consistente” do Partido dos Trabalhadores e do governo norte-coreano “consolidar e desenvolver continuamente a amizade tradicional” entre os dois países. O líder expressou sua confiança de que “as relações amistosas e cooperativas entre os dois países se fortalecerão em conformidade com as exigências da nova era”.
O ano de 2024 foi designado por ambos os países como o ano da amizade sino-norte-coreana, marcando também o 75º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Pyongyang e Pequim.
No entanto, a mídia sul-coreana tem reportado um aparente esfriamento nas relações entre a Coreia do Norte e a China, atribuído à crescente proximidade de Pyongyang com Moscou desde a invasão russa à Ucrânia. Essa mudança na dinâmica regional tem sido observada com atenção por analistas internacionais.
Apesar dessas especulações, a mensagem de Kim Jong Un reafirma publicamente a importância dos laços históricos entre Coreia do Norte e China, em um momento de complexas mudanças geopolíticas na região. A manutenção desta relação continua sendo um fator fundamental para a estabilidade na península coreana e para os interesses estratégicos de ambos os países.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm