Tóquio, Japão, 9 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O líder norte-coreano Kim Jong-un enviou uma mensagem de congratulações ao presidente russo Vladimir Putin por ocasião de seu 72º aniversário na segunda-feira (7). A informação foi divulgada pela edição de terça-feira (8) do jornal Rodong Sinmun, órgão oficial do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte.
Na mensagem, Kim teria se referido a Putin como seu “camarada mais próximo”, fazendo menção ao tratado de parceria estratégica abrangente assinado pelos dois líderes durante a visita oficial de Putin à Coreia do Norte em junho passado. Este acordo inclui uma cláusula de assistência mútua em caso de ataque a qualquer um dos países.
O artigo destaca que Kim relembrou o momento em que os dois países desenvolveram seus laços tradicionais em “relações de aliança invencível e relações estratégicas eternas”, enfatizando o recente estreitamento das relações bilaterais.
Em contraste, a agência de notícias sul-coreana Yonhap reportou um aparente esfriamento nas relações da Coreia do Norte com a China. A agência notou que, diferentemente da mensagem enviada ao presidente chinês Xi Jinping em 2019 para marcar o 70º aniversário das relações diplomáticas bilaterais, onde Kim se dirigiu a Xi como “respeitado”, a mensagem mais recente, enviada no domingo (6) para celebrar o 75º aniversário, não continha esse termo.
Esta mudança na retórica diplomática sugere uma reorientação estratégica da Coreia do Norte, priorizando suas relações com a Rússia em um momento de crescentes tensões geopolíticas na região.
- Programa Sons do Brasil 510 destaca carreira de João Ormond - 3 de fevereiro de 2025 3:21 pm
- Secretário de Estado dos EUA se reúne com presidente do Panamá - 3 de fevereiro de 2025 9:46 am
- Festa de 15 anos de Bianca Narita celebra família e amizades em Shiga - 3 de fevereiro de 2025 9:26 am