Yangon, Myanmar, 21 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Radio Free Asia – A junta militar de Myanmar tem recrutado à força trabalhadores migrantes deportados da Tailândia por entrada ilegal e permanência além do visto, em pelo menos cinco incidentes separados nas últimas semanas, segundo relatos de deportados.
Desesperada para reforçar suas fileiras em declínio devido a perdas para grupos rebeldes e rendições em massa, a junta implementou uma lei de conscrição em abril, três anos após tomar o poder em um golpe de estado. A lei obriga homens de 18 a 35 anos e mulheres de 18 a 27 anos a servirem no mínimo dois anos no exército.
Recentemente, as autoridades tailandesas detiveram quase 200.000 cidadãos de Myanmar durante uma repressão nacional de 120 dias contra trabalhadores migrantes sem documentação adequada. A junta anunciou que cerca de 1.000 trabalhadores foram repatriados em agosto e outros 400 em setembro.
Uma investigação recente descobriu que trabalhadores migrantes que cumpriram penas na província tailandesa de Ranong por acusações de imigração foram recrutados à força pelo exército após serem devolvidos via porto de Kawthoung, no sul de Myanmar.
Deportados e trabalhadores da sociedade civil indicaram que houve até cinco incidentes desse tipo, e que alguns trabalhadores foram libertados após pagarem altas “taxas de resgate” ao exército. Um familiar de um homem de 30 anos relatou que teve que pagar cerca de 70.000 baht (US$2.100) para sua libertação.
Familiares expressaram preocupação com a segurança de seus entes queridos recrutados, com quem perderam contato. Ativistas de direitos humanos pediram à comunidade internacional que tome medidas contra a junta por suas ações, classificando os sequestros para serviço militar forçado como “completamente inaceitáveis” e contra o direito internacional.
O Conselho Consultivo de Unidade Nacional, anti-junta, instou o governo tailandês a parar de deportar trabalhadores migrantes indocumentados de Myanmar, comparando a ação a “forçá-los a servir no exército”.
- União Europeia anuncia medidas contra tarifas dos EUA - 13 de março de 2025 1:50 am
- Polícia tailandesa detém dois japoneses suspeitos de golpe - 12 de março de 2025 12:13 pm
- Macron pede plano de segurança para garantir paz na Ucrânia - 12 de março de 2025 11:44 am