Sapporo, Hokkaido, Japão, 18 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O Japão reportou seu primeiro surto de gripe aviária da temporada em uma fazenda de aves em Hokkaido, no norte do país. O vírus geralmente começa a se espalhar com a migração de aves selvagens a partir de outubro.
Autoridades da prefeitura informaram que testes realizados em galinhas mortas no local identificaram a cepa H5 do vírus da influenza aviária, altamente letal. Como medida de contenção, a prefeitura abaterá cerca de 19.000 galinhas na fazenda até sexta-feira (16), seguido pela desinfecção das instalações avícolas.
O Ministro da Agricultura, Yasuhiro Ozato, declarou que este surto é o mais precoce já registrado no Japão durante a temporada de gripe aviária. Ele acrescentou: “Já houve casos de aves selvagens portadoras do vírus. Portanto, podem ocorrer infecções em qualquer parte do país”.
Funcionários do governo afirmaram que trabalharão rapidamente para controlar a situação. Este caso inicial destaca a importância da vigilância contínua e da rápida resposta às ameaças de doenças aviárias no país.
A detecção precoce deste surto ressalta a eficácia dos sistemas de monitoramento do Japão, mas também alerta para a possibilidade de novos casos em outras regiões. As autoridades de saúde animal e os produtores avícolas em todo o país estão sendo instados a reforçar as medidas de biossegurança para prevenir a propagação do vírus.
- China proíbe exportação de minerais raros para os EUA - 4 de dezembro de 2024 10:19 am
- Coreia do Norte destrói torres de transmissão em Kaesong - 4 de dezembro de 2024 10:10 am
- Japão apoia pessoas com deficiência na Ucrânia - 4 de dezembro de 2024 10:03 am