8.2 C
Kóka
quinta-feira, 17 outubro, 2024 1:27: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão realiza testes adicionais em água de Fukushima

Monitoramento extra visa retomada de importações pela China.

Tóquio, Japão, 17 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O Ministério das Relações Exteriores do Japão anunciou que testes adicionais foram realizados na água tratada e diluída liberada no oceano pela usina nuclear danificada de Fukushima Daiichi. Esse monitoramento extra é um pré-requisito para que a China retome as importações de frutos do mar japoneses.

A água utilizada para resfriar o combustível derretido na usina tem se misturado com água da chuva e subterrânea. Essa água acumulada é tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio. Antes de ser liberada no oceano, a operadora da usina dilui a água para reduzir os níveis de trítio para cerca de um sétimo do nível recomendado pela Organização Mundial da Saúde para água potável.

Japão e China concordaram no mês passado que Pequim retomaria as importações de frutos do mar japoneses que atendam aos padrões de segurança após monitoramento adicional da água liberada, dentro do marco da Agência Internacional de Energia Atômica. Os dois países vinham ajustando o cronograma dos testes.

Toshihiro Kitamura, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, informou na quarta-feira (14) que os procedimentos adicionais planejados, incluindo a amostragem de água do mar por instituições da China e de outros dois países, foram realizados na terça-feira (13).

Kitamura acrescentou que o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, pressionou o premiê chinês, Li Qiang, sobre a questão durante a cúpula da semana passada no Laos. O Japão continuará instando a China a retomar as importações o mais rápido possível.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img