Tóquio, Japão, 10 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O Ministro das Relações Exteriores do Japão, Takeshi Iwaya, instou a China a esclarecer rapidamente as circunstâncias do assassinato de um estudante japonês em Shenzhen. A solicitação foi feita durante uma conversa telefônica de 45 minutos com seu homólogo chinês, Wang Yi, na noite de quarta-feira (8).
Iwaya, que assumiu o cargo recentemente sob o novo governo do primeiro-ministro Shigeru Ishiba, expressou preocupação com a crescente ansiedade entre os japoneses residentes na China após o incidente. Ele propôs que ambos os países confirmem medidas para prevenir ocorrências semelhantes.
Os ministros também discutiram o acordo para a retomada das importações de frutos do mar japoneses pela China, suspensas devido à liberação de água tratada da usina nuclear de Fukushima. Iwaya solicitou que a China reinicie as importações o mais breve possível.
Sobre questões de segurança regional, o ministro japonês manifestou séria preocupação com o aumento da atividade militar chinesa no Mar da China Oriental e enfatizou a importância da paz e estabilidade no Estreito de Taiwan para a comunidade internacional.
O Ministério das Relações Exteriores da China informou que Wang expressou apreço pelos sinais positivos de Tóquio desde a formação do novo gabinete e manifestou expectativas de novos desenvolvimentos nas relações bilaterais.
Ambos os lados concordaram em promover uma relação mutuamente benéfica e construir laços bilaterais estáveis e construtivos, alinhados com as necessidades da nova era.
- Príncipe e Princesa Herdeiros do Japão partem para Turquia - 3 de dezembro de 2024 2:47 pm
- Possível projétil de artilharia encontrado em Matsuyama - 3 de dezembro de 2024 1:41 pm
- Hezbollah ataca posição israelense, alegando violações - 3 de dezembro de 2024 1:15 pm