-0 C
Kóka
sexta-feira, 3 janeiro, 2025 8:31: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão inspeciona aeroportos em busca de bombas da 2ª Guerra

Ministério amplia buscas após explosão em Miyazaki.

Tóquio, Japão, 5 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão decidiu investigar a possível presença de mais bombas não detonadas da Segunda Guerra Mundial nos aeroportos de Miyazaki, Sendai, Fukuoka e Naha. Esses aeroportos foram construídos em áreas onde o extinto exército imperial japonês mantinha bases aéreas.

A decisão foi tomada após a explosão de uma bomba não detonada, supostamente lançada pelos militares americanos durante a guerra, no Aeroporto de Miyazaki na quarta-feira (2). A explosão ocorreu em uma pista de taxiamento, abrindo uma cratera de cerca de um metro de profundidade e espalhando fragmentos do pavimento num raio de aproximadamente 200 metros.

Embora ninguém tenha se ferido, um avião da Japan Airlines com 93 passageiros havia passado pela área apenas dois minutos antes da explosão. O incidente forçou o cancelamento de dezenas de voos.

Acredita-se que a bomba seja uma das muitas de 250 quilogramas lançadas pelos militares americanos durante a guerra. Na quinta-feira (3), outra suspeita de bomba do período de guerra foi encontrada no Aeroporto de Naha, na província de Okinawa, e detonada com segurança pelas Forças de Autodefesa.

Em resposta, o ministério dos transportes japonês está conduzindo buscas de emergência nesses dois aeroportos, bem como nos aeroportos de Fukuoka e Sendai. Esta medida visa garantir a segurança das operações aeroportuárias e prevenir incidentes semelhantes no futuro.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img