3.1 C
Kóka
sexta-feira, 22 novembro, 2024 4:54: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão, EUA e Coreia do Sul condenam ações da Coreia do Norte

Diplomatas reforçam cooperação trilateral contra provocações.

Seul, Coreia do Sul, 17 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Yonhap – Os vice-ministros das Relações Exteriores do Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul condenaram a Coreia do Norte por escalar as tensões na Península Coreana e concordaram em trabalhar em estreita colaboração para deter tais comportamentos.

Masataka Okano do Japão, Kurt Campbell dos EUA e Kim Hong-kyun da Coreia do Sul participaram das conversações realizadas em Seul na quarta-feira (14). O encontro ocorre em um momento de crescente tensão, após a Coreia do Norte acusar o Sul de enviar drones sobre Pyongyang para lançar panfletos, ameaçando retaliar.

Em uma coletiva de imprensa conjunta, Kim afirmou que os três países condenam os atos deliberados da Coreia do Norte de fomentar tensões. Ele acrescentou que concordaram em fortalecer a cooperação de segurança sob estreita coordenação trilateral.

Campbell disse que foi possível realizar uma “revisão profunda e sustentada” da situação na Península Coreana. Ele elogiou a abordagem “constante, cuidadosa, medida e estadista” da Coreia do Sul frente às repetidas provocações norte-coreanas.

Antes das conversações, o Ministério das Relações Exteriores sul-coreano anunciou que lançará uma equipe multilateral para monitorar as sanções da ONU contra a Coreia do Norte, após o encerramento do painel de monitoramento da ONU em abril. O mecanismo consistirá em 11 nações, incluindo Coreia do Sul, Japão, EUA, Reino Unido e França, e verificará violações e evasões das sanções para garantir sua eficácia.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img