Vientiane, Laos, 11 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, expressou sua intenção de construir relações construtivas e estáveis com a China durante um encontro com o premier chinês Li Qiang nesta quinta-feira (10). A reunião ocorreu à margem da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) no Laos, marcando a primeira viagem internacional de Ishiba desde que assumiu o cargo em 1º de outubro.
No início do encontro, Ishiba afirmou que os dois países compartilham o amplo objetivo de promover uma relação mutuamente benéfica baseada em interesses estratégicos comuns. Ele reconheceu que, além do potencial de cooperação, existem questões pendentes entre as nações, mas expressou esperança de que ambos os países trabalhem para resolver problemas e beneficiar seus cidadãos através do desenvolvimento dos laços bilaterais.
Li Qiang destacou que o encontro, realizado pouco tempo após Ishiba assumir o cargo, indica que ambos os países valorizam altamente suas relações bilaterais. O premier chinês enfatizou que a relação China-Japão está em uma importante encruzilhada para melhoria e desenvolvimento.
“Pretendo fazer esforços para que ambos os países construam confiança política mútua e estabeleçam uma relação bilateral construtiva e estável, adequada à nova era”, declarou Li.
Este encontro representa um passo significativo na busca por melhorar as relações entre Japão e China, que têm enfrentado tensões nos últimos anos devido a disputas territoriais e questões históricas. A disposição de ambos os líderes em dialogar e buscar áreas de cooperação sugere um possível novo capítulo nas relações sino-japonesas, embora desafios significativos ainda persistam.
- Empresas japonesas pessimistas sobre economia chinesa - 22 de novembro de 2024 9:39 am
- Preços de novos apartamentos em Tóquio batem recorde - 22 de novembro de 2024 9:13 am
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am