Vientiane, Laos, 12 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Líderes do Japão, Austrália e países da ASEAN adotaram uma declaração conjunta sobre medidas para acelerar a descarbonização na Ásia nos próximos 10 anos. A reunião da Comunidade Asiática de Emissão Zero (AZEC) foi realizada à margem da cúpula da ASEAN, com Myanmar sendo o único membro ausente.
Até o ano passado, as nações asiáticas, incluindo China e Índia, eram responsáveis por cerca de 60% das emissões globais de CO2. O consumo de energia na região tem aumentado com o desenvolvimento econômico.
O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, que presidiu o encontro, enfatizou: “É essencial garantir o crescimento econômico na Ásia como motor do crescimento mundial, mas ao mesmo tempo, medidas contra as mudanças climáticas são uma questão urgente para toda a humanidade.”
Os países participantes concordaram com planos de ação que incluem:
- Criar um sistema para visualizar as emissões de gases de efeito estufa em toda a cadeia de suprimentos, avaliando as atividades das empresas.
- Promover medidas para descarbonizar setores de alta emissão, como geração de energia e transporte.
Na quarta-feira (9), o Banco Japonês para Cooperação Internacional (JBIC) assinou um acordo de até 150 milhões de dólares para apoiar projetos de energia renovável e redes elétricas no Vietnã, alinhado ao conceito da AZEC.
Kazunori Ogawa, diretor executivo do JBIC, destacou: “A promoção de fontes de energia renovável deve ser acompanhada pelo desenvolvimento de redes elétricas. São dois lados da mesma moeda, e o JBIC está satisfeito em poder apoiar os esforços do Vietnã.”
Esta iniciativa reflete o compromisso crescente da região asiática em combater as mudanças climáticas, equilibrando desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm