Tóquio, Japão, 17 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A Autoridade de Regulação Nuclear do Japão aprovou mudanças nas regulamentações de segurança da usina nuclear de Takahama, permitindo que seu reator nº 1 se torne o primeiro do país a operar por mais de 50 anos. Esta decisão marca um momento significativo na política energética japonesa.
O reator nº 1 da usina de Takahama, na província de Fukui, entrou em operação em 1974. Operado pela Kansai Electric Power Company (KEPCO), é o reator nuclear mais antigo em funcionamento no Japão, completando 50 anos de serviço em 14 de novembro.
Legalmente, os reatores nucleares no Japão podem operar por até 60 anos. No entanto, para instalações com mais de 50 anos, as operadoras são obrigadas a revisar as regulamentações de segurança, considerando a deterioração da instalação.
Na quarta-feira (14), a Autoridade de Regulação Nuclear realizou uma reunião regular para analisar o pedido da KEPCO de alteração das regulamentações para a extensão. O secretariado do órgão regulador informou aos comissários que verificações adicionais foram realizadas para avaliar a deterioração interna do reator e explicou planos para substituir alguns componentes conforme necessário.
Os comissários aprovaram unanimemente a mudança nas regulamentações de segurança, abrindo caminho para a operação do reator além dos 50 anos. Esta decisão reflete uma mudança significativa na abordagem do Japão à energia nuclear, equilibrando as necessidades energéticas do país com preocupações de segurança de longo prazo.
- Empresas japonesas pessimistas sobre economia chinesa - 22 de novembro de 2024 9:39 am
- Preços de novos apartamentos em Tóquio batem recorde - 22 de novembro de 2024 9:13 am
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am