Tel Aviv, Israel, 19 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – As forças israelenses intensificam seus esforços para eliminar mais líderes seniores do Hamas na Faixa de Gaza, após anunciarem a morte de Yahya Sinwar, líder do grupo islâmico. O próximo alvo declarado é Muhammad Sinwar, irmão mais novo de Yahya, suspeito de ser um dos planejadores do ataque a Israel em outubro do ano passado.
O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari, informou que dezenas de combatentes do Hamas foram mortos durante uma operação na cidade de Jabalia, no norte de Gaza, na sexta-feira (18). As autoridades israelenses acreditam que a eliminação de Yahya Sinwar pode ser um ponto de virada para garantir a libertação de cerca de 100 reféns em Gaza.
Em resposta, Israel iniciou contatos com os Estados Unidos, Egito e Catar, sendo estes dois últimos mediadores nas negociações de cessar-fogo. Relatos indicam que o presidente americano Joe Biden informou ao primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu que enviará o Secretário de Estado Antony Blinken a Israel para retomar as negociações.
A emissora Al Jazeera, baseada no Catar, sugere que alguns dos candidatos a liderar o Hamas podem ser ainda mais linha-dura que Sinwar, indicando possíveis desafios futuros para as negociações de paz na região.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm