Tel Aviv, Israel, 27 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Reuters – O exército israelense anunciou ter bombardeado múltiplos alvos no Irã na madrugada deste sábado (26), em retaliação ao ataque em larga escala realizado pelo Irã em 1º de outubro, que envolveu mais de 180 mísseis. As Forças de Defesa de Israel (IDF) informaram que iniciaram ataques de precisão contra alvos militares iranianos por volta das 2h30 da manhã.
Autoridades iranianas confirmaram que instalações militares na capital Teerã e em outras áreas foram atingidas, sofrendo “danos limitados”. A televisão estatal iraniana relatou múltiplas explosões em torno de Teerã após as 2h da manhã, com várias detonações significativas no centro e leste da cidade cerca de três horas depois.
A divisão de defesa aérea do Irã declarou em comunicado que instalações militares em Teerã, na província sudoeste de Khuzestan e na província ocidental de Ilam foram alvejadas. Embora afirme ter interceptado com sucesso parte dos projéteis, o Irã admitiu que alguns locais sofreram danos limitados. A mídia estatal iraniana citou fontes militares informando que dois soldados iranianos foram mortos nos ataques.
Não foram confirmados ataques a instalações nucleares e petrolíferas do Irã, uma ação que o presidente dos EUA, Joe Biden, havia instado Israel a evitar. O porta-voz das IDF, Daniel Hagari, afirmou que seu país tem o “dever de responder se o Irã cometer o erro de realizar outro ataque”.
Esta troca de ataques diretos entre as duas potências militares do Oriente Médio segue um padrão similar ao ocorrido em abril. Há preocupações de que as tensões regionais possam escalar ainda mais, dependendo da extensão dos danos no Irã e de possíveis retaliações futuras.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm