6 C
Kóka
sexta-feira, 18 outubro, 2024 3:27: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Irã ameaça Israel contra retaliação por ataque com mísseis

Chefe da Guarda Revolucionária promete resposta "dolorosa".

Teerã, Irã, 18 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Fars – O Irã emitiu um alerta contundente a Israel nesta quinta-feira (14) contra qualquer retaliação pelo ataque com mísseis realizado em 1º de outubro. O aviso foi feito pelo comandante-chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, Major-General Hossein Salami, durante o funeral de seu vice, Abbas Nilforoushan, na província de Isfahan.

Nilforoushan foi morto no mês passado em um ataque aéreo israelense em Beirute. Salami declarou: “Cuidado para não cometer outro erro. Se o fizerem, e nos atacarem de qualquer forma, seja na região ou no Irã, nós os atingiremos de maneira dolorosa novamente”.

O general iraniano também minimizou a eficácia do sistema de defesa aérea avançado THAAD, fornecido pelos EUA a Israel, afirmando que seria um erro confiar nele para proteção.

Enquanto as tensões militares aumentam, a diplomacia iraniana ganha destaque. O Ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, tem se aproximado de países do Oriente Médio. A mídia iraniana relatou que a Jordânia assegurou a Araghchi que não permitiria violações de seu espaço aéreo em caso de ataque.

Araghchi tornou-se o primeiro alto funcionário iraniano a visitar o Egito em uma década, reunindo-se com o presidente Abdel Fattah el-Sisi e o ministro das Relações Exteriores Badr Abdelatty para discutir a desescalada dos conflitos em Gaza e no Líbano. O próximo destino do ministro iraniano deve ser a Turquia, em uma continuação dos esforços diplomáticos regionais.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img