Washington, EUA, 11 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Os dados do governo americano revelam que o índice de preços ao consumidor (IPC) nos Estados Unidos subiu 2,4% em setembro em comparação ao ano anterior, marcando o sexto mês consecutivo de desaceleração no ritmo de crescimento dos preços.
O Departamento do Trabalho informou nesta quinta-feira (10) que o aumento no índice geral para setembro foi 0,1 ponto percentual menor que no mês anterior, registrando o menor ganho desde fevereiro de 2021. O índice excluindo alimentos e energia cresceu 3,3%, um aumento de 0,1 ponto em relação ao mês anterior.
Os formuladores de políticas do Federal Reserve (Fed) implementaram um corte acentuado de meio ponto percentual nas taxas de juros em sua reunião do mês passado. No entanto, as atas da reunião do Fed, publicadas na quarta-feira (9), mostram que alguns participantes preferiam uma redução de um quarto de ponto.
O documento indica que esses membros observaram que “a inflação ainda estava um pouco elevada, enquanto o crescimento econômico permanecia sólido e o desemprego continuava baixo”.
Um número crescente de participantes do mercado especula que o Fed decidirá por um corte de um quarto de ponto na reunião do próximo mês. Alguns até consideram a possibilidade de as taxas permanecerem inalteradas.
Esta desaceleração contínua da inflação coloca o Fed em uma posição delicada, equilibrando a necessidade de controlar os preços com o desejo de manter o crescimento econômico. A decisão do próximo mês será crucial para determinar o rumo da política monetária americana nos próximos meses.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm