Tóquio, Japão, 11 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A inflação no atacado do Japão registrou um leve aumento em setembro, impulsionada principalmente pelos preços mais altos de itens alimentícios básicos, como o arroz. Segundo dados preliminares divulgados pelo Banco do Japão (BOJ), o Índice de Preços ao Produtor (IPP) subiu 2,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, superando ligeiramente o aumento de 2,6% observado em agosto.
O IPP, que mede os preços que as empresas cobram umas das outras por bens e serviços, refletiu o impacto dos custos crescentes de transporte e fertilizantes na produção de arroz. Os preços dos ovos também subiram, influenciados pelo calor fora de época.
Em contraste, os preços de importação em setembro caíram 2,6% em termos de ienes em comparação com o ano anterior, marcando a primeira queda desde janeiro. Oficiais do BOJ atribuem essa redução ao fortalecimento do iene e à queda nos preços do petróleo bruto.
O mês de outubro já trouxe uma série de aumentos de preços para diversos bens e serviços em todo o Japão. Diante desse cenário, as autoridades do banco central estão monitorando atentamente se o aumento dos custos trabalhistas será refletido nos preços que as empresas cobram entre si.
Esta tendência de aumento na inflação no atacado ocorre em um momento delicado para a economia japonesa, que busca equilibrar o crescimento econômico com a estabilidade de preços. O BOJ continua vigilante, avaliando como essas pressões inflacionárias podem impactar a economia em geral e as políticas monetárias futuras.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm