7.1 C
Kóka
sexta-feira, 18 outubro, 2024 3:19: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Iene enfraquece após sinais de cautela do BOJ sobre juros

Declarações do novo premiê Ishiba impactam mercado cambial.

Tóquio, Japão, 4 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A moeda japonesa enfraqueceu ainda mais em relação ao dólar nas negociações em Tóquio nesta quinta-feira (3), refletindo a percepção generalizada entre investidores de que o Banco do Japão (BOJ) não tem pressa em aumentar as taxas de juros.

O iene chegou a cair brevemente para o nível de 147 por dólar, atingindo uma mínima de um mês. A queda acentuou-se na quarta-feira (2), após o novo primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, declarar que, em sua opinião pessoal, o país não necessita de um aumento adicional nas taxas de juros no momento atual.

As declarações de Ishiba vieram após seu encontro com o governador do BOJ, Kazuo Ueda. O premiê enfatizou que, embora o governo não esteja em posição de instruir o banco central, ele pessoalmente acredita que o Japão não está em um ambiente propício para outro aumento nas taxas.

O enfraquecimento do iene impulsionou as ações em Tóquio. O índice de referência Nikkei 225 encerrou o dia em alta de 1,97%, atingindo 38.552 pontos. Em determinado momento, o índice chegou a subir mais de 1.000 pontos, mas moderou seus ganhos à medida que a depreciação do iene diminuiu.

Alguns operadores demonstraram cautela em relação à possibilidade de expansão do conflito no Oriente Médio, bem como às estatísticas de emprego dos EUA previstas para sexta-feira (4).

A postura cautelosa do BOJ e as declarações do novo premiê refletem a complexidade da situação econômica japonesa, onde o equilíbrio entre estímulo monetário e estabilidade financeira continua sendo um desafio para as autoridades.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img