Washington, Estados Unidos, 25 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Os líderes financeiros do Grupo dos 20 (G20) concluíram o primeiro dia de discussões em Washington, com foco principal na assistência aos países em desenvolvimento. A reunião de Ministros das Finanças e Governadores de Bancos Centrais do G20, que conta com a presença do Ministro das Finanças do Japão, Katsunobu Kato, e do Governador do Banco do Japão, Kazuo Ueda, iniciou-se na quarta-feira (23).
As discussões iniciais concentraram-se em como o Banco Mundial e outras instituições podem auxiliar as nações em desenvolvimento no combate às mudanças climáticas. O comunicado da reunião anterior, em julho, indicava que a inflação global estava diminuindo, aumentando a probabilidade de um “pouso suave” para a economia mundial.
Em um evento separado do Fundo Monetário Internacional, o Governador do Banco do Japão, Ueda, descreveu as perspectivas econômicas de médio prazo dos Estados Unidos como incertas, apontando para as flutuações nos dados de emprego americanos. Sobre a meta de inflação do Japão, Ueda comentou: “Ainda estamos levando tempo para atingir os 2% de forma sustentável”.
Ueda também observou que as percepções sobre inflação no Japão estão mudando lentamente, considerando que a economia passou longos anos em um ambiente deflacionário.
Esta reunião do G20 destaca a crescente importância da cooperação internacional no enfrentamento de desafios globais, como as mudanças climáticas e a estabilidade econômica, especialmente em relação aos países em desenvolvimento.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm