Tóquio, Japão, 10 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Reuters – A Flórida enfrenta uma das maiores evacuações de sua história, com cerca de 6 milhões de residentes recebendo ordens para deixar suas casas antes da chegada do Furacão Milton, descrito como potencialmente “catastrófico”. A tempestade deve atingir o estado nas próximas horas, levando autoridades a intensificar os alertas.
O Centro Nacional de Furacões rebaixou Milton para a Categoria 3, ainda considerada extremamente perigosa. O sistema já gerou tornados e chuvas intensas em sua aproximação da costa do Golfo do México.
O presidente Joe Biden, em pronunciamento em Washington, fez um apelo aos moradores da Flórida: “Sei que é muito difícil deixar para trás sua casa, seus pertences, tudo o que você possui. Mas peço a todos na rota do Furacão Milton que sigam todas as instruções de segurança nas próximas 24 horas. É literalmente uma questão de vida ou morte.”
Deanne Criswell, administradora da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA), alertou que Milton pode ser “um dos maiores furacões que já vimos após o landfall”.
A situação é agravada pelo fato de muitos residentes ainda estarem se recuperando dos danos causados pelo Furacão Helene, que atingiu o sudeste dos EUA há menos de duas semanas. Mais de 30.000 pessoas já buscaram abrigo em locais públicos, enquanto os que optaram por evacuar enfrentam longas filas em postos de gasolina e tráfego intenso nas rodovias.
As autoridades continuam a enfatizar a importância da evacuação imediata das áreas de risco, destacando que a segurança da população é a prioridade máxima diante da ameaça iminente do Furacão Milton.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm