Tóquio, Japão, 11 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O Furacão Milton atingiu a Flórida com força devastadora, deixando quase três milhões de residências e empresas sem energia elétrica. Autoridades meteorológicas classificam a tempestade como “catastrófica”, tendo feito landfall na quarta-feira (9) como um furacão de categoria 3, antes de enfraquecer para categoria.
Ondas de tempestade são esperadas ao longo da costa oeste da península da Flórida, enquanto múltiplos tornados já foram registrados em diversas áreas do estado. Mais de sete milhões de residentes receberam ordens de evacuação, com dezenas de milhares buscando abrigo em refúgios públicos seguindo as orientações das autoridades americanas.
O presidente Joe Biden, em pronunciamento em Washington, fez um apelo aos moradores da Flórida: “Peço a todos na rota do Furacão Milton que sigam todas as instruções de segurança nas próximas 24 horas. É literalmente uma questão de vida ou morte.”
A chegada de Milton ocorre apenas duas semanas após o Furacão Helene, que causou mais de 230 mortes na região. Partes do estado ainda estavam se recuperando dos danos causados pela tempestade anterior quando foram novamente atingidas.
As autoridades alertam para o risco contínuo de inundações, deslizamentos de terra e quedas de energia adicionais à medida que o furacão avança pelo estado. Equipes de resgate e emergência estão mobilizadas para atender às áreas mais afetadas assim que as condições permitirem.
A magnitude da destruição causada pelo Furacão Milton destaca a vulnerabilidade da Flórida a eventos climáticos extremos e ressalta a importância de medidas de preparação e resposta a desastres naturais.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm