Londres, Reino Unido, 24 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Reuters – Lee Hsien Yang, filho caçula do primeiro primeiro-ministro de Singapura, Lee Kuan Yew, anunciou nesta terça-feira (22) que o Reino Unido lhe concedeu asilo político. A decisão marca um novo capítulo na disputa familiar que tem abalado a política de Singapura nos últimos anos.
Em uma postagem no Facebook, Lee Hsien Yang, que atualmente reside em Londres, acusou as autoridades singapurianas de perseguirem ele e sua família. Segundo ele, o governo britânico determinou que seria inseguro para ele retornar a Singapura.
O conflito com seu irmão mais velho, o ex-primeiro-ministro Lee Hsien Loong, remonta a anos atrás e gira em torno da casa de seu falecido pai. Lee Hsien Yang defende que a residência deve ser demolida, citando os desejos de Lee Kuan Yew. Ele alega que seu irmão mais velho está capitalizando o legado do pai ao preservar a propriedade.
Além da disputa familiar, Lee Hsien Yang também se distanciou politicamente do irmão, alinhando-se a um partido de oposição em Singapura. Esta movimentação política intensificou as tensões entre os irmãos e, segundo Lee Hsien Yang, resultou em perseguição por parte do governo.
O governo de Singapura, por sua vez, refuta as alegações de perseguição, afirmando que são infundadas e que Lee Hsien Yang está livre para retornar ao país. A concessão de asilo pelo Reino Unido, no entanto, adiciona uma nova dimensão internacional a esta controvérsia familiar e política.
- Remoção de lama na região de Noto está quase concluída - 21 de dezembro de 2024 1:52 pm
- Ataque russo em Kyiv mata uma pessoa e danifica prédio com embaixadas - 21 de dezembro de 2024 1:47 pm
- Japão lança novo passaporte com recursos avançados - 21 de dezembro de 2024 1:44 pm