6 C
Kóka
sábado, 21 dezembro, 2024 9:12: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Ex-sequestrada pede retorno de vítimas da Coreia do Norte

Hitomi Soga coleta assinaturas em campanha por repatriação.

Sado, Niigata, Japão, 7 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Hitomi Soga, uma japonesa repatriada após ser sequestrada pela Coreia do Norte, realizou uma campanha de coleta de assinaturas no domingo (6) em Sado, província de Niigata, pedindo o rápido retorno de outras vítimas. A ação ocorre às vésperas do 22º aniversário de sua própria repatriação ao Japão.

Soga foi sequestrada junto com sua mãe, Miyoshi, da ilha de Sado em 12 de agosto de 1978. Ela retornou ao Japão em 15 de outubro de 2002, com outros quatro repatriados, mas sua mãe, que completará 93 anos em dezembro, permanece desaparecida.

Em declaração à imprensa, Soga refletiu sobre os 22 anos desde seu retorno, período quase equivalente aos 24 anos que passou na Coreia do Norte. “Passei por muitas coisas desde meu retorno, incluindo a morte do meu marido, mas minha maior preocupação é que ainda não fui reunida com minha mãe”, disse ela.

A ex-sequestrada fez um apelo ao governo japonês para que tome medidas visando uma rápida resolução da questão dos sequestros. “Espero que o Primeiro-Ministro Shigeru Ishiba traga a Coreia do Norte à mesa de negociações o mais rápido possível e faça tudo ao seu alcance para realizar o retorno de todos os sequestrados”, enfatizou Soga.

O governo japonês afirma que pelo menos 17 de seus cidadãos foram sequestrados por agentes norte-coreanos nas décadas de 1970 e 1980. Cinco retornaram em 2002, mas os outros 12 permanecem desaparecidos, mantendo viva a luta de famílias como a de Soga por respostas e reunificação.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img