Washington, Estados Unidos, 24 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Reuters – O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, confirmou nesta quarta-feira (23) que há “evidências” da presença de tropas norte-coreanas na Rússia, levantando preocupações sobre um possível apoio ao esforço de guerra na Ucrânia.
Durante uma visita a Roma, Austin declarou: “Se eles forem cobelicosos, sua intenção é participar desta guerra em nome da Rússia. Isso é uma questão muito, muito séria.” O secretário alertou que esse desdobramento teria impacto não apenas na Europa, mas também na região do Indo-Pacífico.
O Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul estima que a Coreia do Norte já enviou 3.000 soldados e que, até o final do ano, esse número pode chegar a 10.000. Kyrylo Budanov, chefe da inteligência ucraniana, informou na terça-feira (22) que a primeira unidade poderia chegar ao oeste da Rússia já nesta quarta-feira (23).
Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, afirmou em coletiva de imprensa que a cooperação com a Coreia do Norte está em conformidade com o direito internacional, questionando por que algumas pessoas “levantaram tanto alvoroço” sobre o assunto.
A confirmação da presença de tropas norte-coreanas na Rússia adiciona uma nova dimensão ao conflito na Ucrânia, levantando preocupações sobre uma possível escalada e o envolvimento direto de mais países no conflito.
- Alicia Bianchini é destaque no programa Sons do Brasil 518 - 1 de abril de 2025 5:48 am
- Marine Le Pen é proibida de concorrer a cargos eletivos por cinco anos - 1 de abril de 2025 3:58 am
- 15 meses após terremoto, 13.000 pessoas ainda vivem em abrigos temporários - 1 de abril de 2025 3:53 am