8.7 C
Kóka
sexta-feira, 18 outubro, 2024 11:22: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Déficit comercial do Japão aumenta no primeiro semestre

Alta nos preços de energia e iene fraco impactam balança comercial.

Tóquio, Japão, 18 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O déficit comercial do Japão para o primeiro semestre do ano fiscal de 2024 aumentou em comparação com o ano anterior, impulsionado pelos altos preços de energia e um iene mais fraco. Esta é a sétima vez consecutiva que o país registra déficit em um período semestral.

Segundo o Ministério das Finanças, o déficit para o período de abril a setembro atingiu 3,1 trilhões de ienes, ou mais de 20 bilhões de dólares, representando um aumento de 14% em termos de iene em relação ao ano anterior.

As exportações cresceram 6,6%, alcançando 53,5 trilhões de ienes (cerca de 360 bilhões de dólares), um recorde para um período semestral. O principal fator foi o aumento nas remessas de equipamentos de fabricação de semicondutores e peças eletrônicas para China e Hong Kong.

Por outro lado, as importações subiram 7%, totalizando aproximadamente 56,6 trilhões de ienes (quase 380 bilhões de dólares). Este aumento foi principalmente devido aos preços mais altos de energia e à desvalorização de quase 10% do iene em relação ao dólar comparado ao ano anterior.

Este cenário econômico reflete os desafios contínuos enfrentados pelo Japão, equilibrando o crescimento das exportações com o aumento dos custos de importação, em um contexto de volatilidade cambial e pressões globais sobre os preços de energia.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img