Seul, Coreia do Sul, 20 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul (NIS) afirmou na sexta-feira (18) ter identificado um engenheiro de mísseis norte-coreano presente em um lançamento de míssil russo na linha de frente do leste da Ucrânia. A agência suspeita que o engenheiro seja o mesmo indivíduo que acompanhou o ditador norte-coreano Kim Jong Un durante uma inspeção a uma fábrica de munições no ano passado.
A análise do NIS baseou-se em uma fotografia supostamente tirada na região de Donetsk, na Ucrânia, em data não divulgada. O local é considerado um ponto de lançamento de mísseis balísticos de curto alcance fabricados pela Coreia do Norte.
Utilizando tecnologia de reconhecimento facial, a agência concluiu, com mais de 80% de probabilidade, que uma das pessoas na imagem é o engenheiro que acompanhou Kim em agosto do ano passado durante uma visita a uma fábrica de lançadores móveis de mísseis.
O NIS afirma que engenheiros norte-coreanos enviados às forças russas na Ucrânia parecem estar apoiando o lançamento de armas fabricadas na Coreia do Norte, enquanto também buscam novas tecnologias. A agência acrescenta que a Coreia do Norte começou a participar ativamente da invasão russa à Ucrânia.
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am