Seul, Coreia do Sul, 31 de outubro de 2024 — Agência de Notícias Yonhap – As autoridades de defesa da Coreia do Sul alertaram que a Coreia do Norte pode lançar um míssil balístico intercontinental (ICBM) ou realizar um teste nuclear antes ou após as eleições presidenciais nos Estados Unidos no próximo mês. A informação foi divulgada pela agência de notícias Yonhap.
Durante uma apresentação a um comitê parlamentar nesta quarta-feira (30), representantes da Agência de Inteligência de Defesa confirmaram que um lançador móvel de ICBM foi deslocado para uma área específica, embora nenhum míssil tenha sido montado até o momento.
Os oficiais sugeriram que a Coreia do Norte poderia realizar um lançamento para verificar sua tecnologia de reentrada atmosférica, em um momento que coincida com as eleições presidenciais americanas em novembro.
Além disso, as autoridades indicaram que os preparativos para um teste nuclear no local de Punggye-ri, ao nordeste do país, estão quase concluídos. Elas não descartaram a possibilidade de que a Coreia do Norte realize seu sétimo teste nuclear próximo à data das eleições nos EUA, deixando a decisão a cargo do líder Kim Jong Un.
Em relação às tropas norte-coreanas enviadas para a Rússia, os oficiais informaram que há uma possibilidade de que algumas unidades de vanguarda tenham se movido para as linhas de frente, mas não há informações precisas sobre a localização exata dessas tropas.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm