Tóquio, Japão, 13 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Um relatório do Washington Post sugere que tropas norte-coreanas podem ser enviadas para a linha de frente na Ucrânia até o final do ano para apoiar as forças russas. O jornal americano cita fontes ucranianas que afirmam que milhares de soldados de infantaria norte-coreanos estão em treinamento na Rússia.
Segundo as fontes, oficiais norte-coreanos já estão presentes em território ucraniano ocupado pela Rússia, observando as forças russas e estudando o campo de batalha. A Coreia do Norte tem aprofundado sua cooperação militar com a Rússia, fornecendo munições e mísseis.
O ministro da Defesa sul-coreano, Kim Yong-hyun, declarou na terça-feira (8) que há uma alta probabilidade de a Coreia do Norte enviar tropas para a Ucrânia. Em resposta, um alto funcionário ucraniano afirmou nas redes sociais que um número limitado de militares norte-coreanos, principalmente engenheiros, já está na Ucrânia para inspecionar a qualidade e supervisionar o uso das armas de Pyongyang pelo exército russo.
O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, negou que a Coreia do Norte esteja enviando tropas para lutar na Ucrânia, classificando a informação como “mais uma notícia falsa”.
Este possível envolvimento direto da Coreia do Norte no conflito ucraniano marca uma escalada significativa na cooperação militar entre Pyongyang e Moscou, levantando preocupações internacionais sobre a expansão e intensificação do conflito.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm