Seul, Coreia do Sul, 25 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Yonhap – O ministro da Defesa da Coreia do Sul, Kim Yong-hyun, declarou nesta quinta-feira (23) que a Coreia do Norte planeja enviar cerca de 12.000 soldados para a Rússia em um futuro próximo. Durante uma sessão parlamentar, Kim informou que as tropas enviadas incluirão principalmente forças especiais, engenheiros e pessoal de artilharia.
A agência de inteligência sul-coreana já havia relatado que aproximadamente 3.000 soldados norte-coreanos teriam sido enviados à Rússia. Kim afirmou que esses militares estão disfarçados com uniformes russos e atuam sob comando militar russo, sem autoridade operacional própria. O ministro chegou a descrevê-los como “mercenários”.
Kim criticou duramente o líder norte-coreano Kim Jong Un, acusando-o de vender o exército de seu povo como “mera carne de canhão” para uma “guerra ilegal de agressão”.
O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Cho Tae-yul, destacou que o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, confirmou o envio de tropas norte-coreanas à Rússia. Cho mencionou que Washington deve anunciar em breve sua avaliação detalhada sobre o assunto.
Esta movimentação de tropas norte-coreanas para a Rússia levanta preocupações sobre uma possível escalada do conflito na Ucrânia e suas implicações para a segurança regional e global.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm