9.9 C
Kóka
sábado, 19 outubro, 2024 11:25: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Coreia do Norte envia tropas para Rússia, alerta Seul

Inteligência sul-coreana revela envio de 1.500 soldados.

Seul, Coreia do Sul, 19 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Yonhap – O Serviço Nacional de Inteligência (NIS) da Coreia do Sul anunciou na sexta-feira (18) que a Coreia do Norte enviou cerca de 1.500 soldados das forças especiais para Vladivostok, no Extremo Oriente russo, neste mês. Segundo as autoridades, este movimento marca o início da participação norte-coreana na agressão russa contra a Ucrânia.

Os oficiais do NIS revelaram que os soldados foram transferidos de três locais, incluindo um ponto próximo à cidade nordeste de Chongjin, entre os dias 8 e 13 de outubro, utilizando navios de transporte da Marinha russa. Imagens de satélite apresentadas mostram pelo menos um navio russo próximo ao Porto de Chongjin, aparentemente para transportar os soldados.

Acredita-se que as tropas serão divididas em grupos para treinamento pelo exército russo em Vladivostok, Khabarovsk e outras localidades, antes de serem enviadas para a linha de frente na Ucrânia. Os soldados teriam recebido uniformes e armas russas, além de certificados falsos para disfarçá-los como membros de minorias étnicas russas.

As autoridades sul-coreanas indicaram que um segundo envio de tropas está previsto para breve. Fontes de inteligência citadas pela mídia sul-coreana sugerem que o número total de soldados norte-coreanos a serem enviados para a Rússia pode chegar a cerca de 12.000.

Esta revelação aumenta as preocupações internacionais sobre o aprofundamento da cooperação militar entre Pyongyang e Moscou, e suas possíveis implicações para o conflito na Ucrânia e a estabilidade regional.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img