Pyongyang, Coreia do Norte, 29 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Central da Coreia (KCNA) – A Coreia do Norte anunciou nesta segunda-feira (28) que os resultados finais da investigação sobre um drone caído em Pyongyang comprovam que a aeronave pertence aos militares sul-coreanos. O regime norte-coreano advertiu que uma nova intrusão poderia levar a um ataque retaliatório.
O jornal oficial do Partido dos Trabalhadores, Rodong Sinmun, publicou um comunicado do porta-voz do Ministério da Defesa detalhando as conclusões da investigação. Segundo o documento, o drone descoberto em 13 de outubro é do mesmo tipo usado pelas forças de reconhecimento sul-coreanas e teria sido utilizado para espalhar panfletos de propaganda sobre Pyongyang no início do mês.
De acordo com a análise dos dados recuperados, o drone decolou da Ilha de Baengnyeong, próxima à fronteira marítima de facto entre as duas Coreias no Mar Amarelo, na noite de 8 de outubro. A aeronave teria chegado a Pyongyang cerca de duas horas depois, espalhando panfletos nas áreas próximas aos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa.
O comunicado afirma que os registros de voo mostram que o drone estava em território sul-coreano durante todo o período até 8 de outubro, o que, segundo Pyongyang, prova o envolvimento dos militares do Sul na “violação hostil” da soberania norte-coreana.
O regime de Kim Jong-un advertiu que, em caso de reincidência, não hesitará em tomar medidas contra o que chamou de “fonte de provocações”, ameaçando que esta “desaparecerá para sempre”.
As autoridades militares sul-coreanas declararam que não podem confirmar a veracidade das alegações de Pyongyang, mantendo uma postura cautelosa diante das acusações. Este incidente aumenta as tensões já elevadas na península coreana, levantando preocupações sobre uma possível escalada no conflito entre os dois países tecnicamente ainda em guerra.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am