Cali, Colômbia, 23 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A 16ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP16) foi inaugurada nesta segunda-feira (21) em Cali, Colômbia, reunindo delegados de mais de 190 países. O evento, que se estenderá até 1º de novembro, tem como foco principal a discussão do progresso na implementação das metas estabelecidas no Marco Global de Biodiversidade Kunming-Montreal, adotado na última reunião no Canadá em 2022.
Um dos principais tópicos em pauta é o avanço da meta “30 por 30”, que visa conservar pelo menos 30% das terras e mares do planeta até 2030. Os delegados avaliarão os esforços de cada país para alcançar esse objetivo e debaterão estratégias para sua concretização.
Além disso, a conferência abordará sistemas para compartilhar de forma justa os benefícios de medicamentos desenvolvidos a partir do uso de recursos genéticos, um tema crucial para muitos países em desenvolvimento ricos em biodiversidade.
A ministra do Meio Ambiente da Colômbia, Susana Muhamad, enfatizou que o acordo Kunming-Montreal vai além de uma política ambiental padrão ou de planos nacionais com metas isoladas. Segundo ela, a implementação efetiva do acordo requer um profundo envolvimento de todo o governo e da sociedade.
Esta COP16 marca um momento crucial para os esforços globais de conservação da biodiversidade, especialmente à luz dos desafios ambientais crescentes enfrentados pelo planeta.
- Tubarão-baleia encontrado morto após ser solto no Japão - 7 de novembro de 2024 10:03 am
- Erupção de vulcão em Indonésia deixa ao menos 9 mortos - 7 de novembro de 2024 9:58 am
- Malásia e China concordam em fortalecer relações bilaterais - 7 de novembro de 2024 8:12 am